Série Coreana Kingdom (Netflix) – Os Figurinos e a Relação com a Dinastia Joseon

Recentemente, meu irmão me indicou a série Kingdom da Netflix. No começo, eu não fiquei muito empolgada porque não é muito o tipo de série que eu costumo assistir, mas como ele falou muito bem, acabei ficando curiosa, vi o trailer e resolvi assistir a série. Ela é uma série coreana que se passa durante a dinastia Joseon, que durou de 1392 a 1897…. e envolve zumbis!

A história é basicamente a seguinte: o rei fica doente e o príncipe herdeiro fica sem notícias do seu pai porque a rainha não fala da condição dele pra ninguém, apenas os funcionários mais próximos sabem como ele está. A rainha não é a mãe biológica do príncipe herdeiro e está grávida, então para ela é importante que o rei permaneça vivo até que seu filho nasça, porque nesse caso, se o rei morrer, quem assume o trono é o filho dela, e não o príncipe herdeiro. Além disso, o pai e o irmão dela tem posições importantes no governo e no exército respectivamente, então sua família quer manter o poder na mão deles. Com isso, o príncipe herdeiro vai tentar descobrir o que realmente está acontecendo com seu pai.

Depois que comecei a assistir, fiquei viciada e assisti os 12 episódios divididos em 2 temporadas super rápido. A história é muito boa e é muito bem produzido! Apesar dos episódios terem mais de 50 minutos, passa super rápido. Mas, uma das coisas que mais me chamou a atenção foram as roupas e, principalmente, os acessórios utilizados na cabeça pelos personagens. Algumas vezes, saber sobre o que os personagens estavam vestindo ajudava a entender o que estava acontecendo na cena e a hierarquia do mesmo, e como eu não sabia de nada, as vezes eu ficava meio perdida hahahah

Por isso, resolvi fazer essa postagem falando sobre o figurino utilizado na série para caso você assista, fique um pouco menos perdido que eu! Além disso, é bem interessante. O maior diferencial são os acessórios usados na cabeça e os chapéus, como vocês poderão perceber.

Cheokui (적의)

Na imagem abaixo, a rainha está utilizando na cabeça um Cheokui (적의). Ele era utilizado em cerimônias formais e religiosas.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)
Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Gat (갓)

O chapéu utilizado pelo príncipe na foto abaixo chama-se gat (갓). Ele era utilizado apenas pelos nobres e em ambientes abertos.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Beonggeoji (병립)

O chapéu utilizado pelo personagem ao lado chama-se Beonggeoji (병립) e era utilizado por oficiais. A hierarquia do mesmo era identificado pelos penduricalhos e o tipo de pena (esse é o irmão da rainha).

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Samo (사모)

O chapéu utilizado pelos personagens à baixo chama-se Samo (사모). O formato e a altura dele variava dependendo da época. Ele era utilizado quando estavam vestindo o Dallyeong, que são essas roupas vermelhas utilizadas pelos oficiais diariamente durante o trabalho. A cor da vestimenta depende da hierarquia do oficial, onde o vermelho é destinado do primeiro ao terceiro sênior.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Jeongjagwan (정자관)

O próximo chapéu chama-se Jeongjagwan (정자관). Ele só é utilizado pela nobreza em ambientes fechados. O personagem abaixo é o pai da rainha.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Binyeo (비녀)

Esse acessório dourado prendendo o cabelo da rainha chama-se binyeo (비녀). Esse estilo de penteado se chama jeokjin meori (쪽진 머리) e é o mais utilizado pelas rainhas e princesas casadas. Esse binyeo que está na imagem com um dragão é reservado apenas para a rainha.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)
Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Julip (주립)

Esse chapéu com penas chama-se Julip (주립) e era utilizado por guardas e soldados.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Sangtugwan (상투관)

O acessório utilizado para prender os “coquinhos” dos homens chama-se Sangtugwan (상투관). Esse penteado como do príncipe na foto de baixo, com o Sangtugwan e uma faixa (Manggeon – 망건,) passando pela testa ,chamava Sangtu (상투).

Esse penteado era utilizado por baixo gat, como podemos ver na primeira foto do príncipe.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Tteogujimeori (떠구지머리)

Na próxima foto podemos ver a rainha e outras duas mulheres usando uma grande peruca, chamada gache (가체), e um acessório de madeira chamado tteoguji. Isso só era utilizado por rainhas e mulheres nobres casadas. A combinação desses dois elementos formava o penteado Tteogujimeori (떠구지머리).

As damas de companhia da rainha da segunda imagem usam o penteado Negadak/dugadak/ patip daenggi (네가닥/두가닥/팥잎댕기), que também veremos de novo mais adiante.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Gonryongpo (곤룡포)

Gonryongpo (곤룡포) é a roupa do dia a dia utilizada pelo príncipe herdeiro e pelo rei.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Dangui (당의)

Dangui (당의) é a roupa do dia a dia utilizada pelas mulheres da família real. A diferença da utilizada pela família real das demais mulheres da alta hierarquia é que possui geumbak, que é um artesanato tradicional onde são aplicadas folha de ouro. Além disso, há emblemas de dragão.

A dama de companhia da rainha, Sanggung, como a que está acompanhando ela nessa mesma foto, utiliza um ornamento no meio da repartição do cabelo, no topo da cabeça, chamado Cheopji (첩지). A dama de companhia de mais alta hierarquia utilizava uma em formato de sapo prateado. A rainha também utiliza, mas na forma de dragão.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Daenggi

Essa fita amarrada ao cabelo trançado da personagem chama-se Daenggi e era usado para amarrar e decorar o cabelo. Além disso, esse penteado que sempre era utilizado por essa personagem chama-se Negadak/dugadak/ patip daenggi (네가닥/두가닥/팥잎댕기) e era reservado para as damas de companhia.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)
Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Minsangtu (민상투)

No personagem da esquerda podemos ver o prendedor de coquinho dos homens de classe mais baixa, o Minsangtu (민상투).

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Myeonryugwan (면류관)

Esse chapéu era a coroa utilizada em ocasiões especiais pelos reis e chama-se Myeonryugwan (면류관).

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Gatkeun

Esse cordão que parece feito de miçangas chama-se Gatkeun.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Baekrip (백립)

O chapéu da próxima foto chama-se Baekrip (백립) e é apenas utilizado em funerais/períodos de luto em ambientes abertos.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Chapéu usado em funerais ou períodos de luto para uso em ambientes internos.

Eoyeo meori (어여머리)

Esse penteado abaixo usado pela rainha chama-se eoyeo meori (어여머리). Ele também é chamado de “penteado real” porque apenas as mulheres da família real podem usar. Tteoljam (떨잠) são os ornamentos redondos de metal usados no penteado.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Paerangi (패랭이)

O próximo chapéu era utilizado pelos fazendeiros e plebeus. Era feito de bambu e palha.

Fonte: Série Kingdom (Netflix)

Hanbok (한복)

Hanbok é uma roupa tradicional da Coreia do Sul e pode ser formal ou semi formal. Ele é bastante presente na série. Segundo o blog “Coisas da Coreia”, o hanbok tradicional utilizado pelas mulheres consiste principalmente na jeogori e na chima. O conjunto é chamado de Chima Jeogori (치마저고리).

Já o hanbok tradicional utilizado pelos homens consiste principalmente no jeogori e na baji, que são as calças.

Espero que vocês tenham gostado da postagem e tenham aprendido sobre as vestimentas utilizadas na Coreia do Sul durante a Dinastia Joseon. Esse tipo de vestimenta é bastante presente na série Kingdom e em vários outros k-dramas.

Além disso, assistam a série da Netflix, ela é MUITO boa! Mas, uma dica… lembrem bem do rosto dos personagens, principalmente dos personagens masculinos mais velhos, porque eu vivia confundindo no começo.

Referências

http://www.lifeinkorea.com/culture/clothes/clothes.cfm?xURL=official
https://artsandculture.google.com/exhibit/the-costume-the-pattern-of-joseon-dynasty-government-officials-uniform-black-dallyeong/6AJS3JpgwbhPIw
https://www.thewordcracker.com/en-us/various-hats-found-in-netflix-korean-zombie-series-kingdom/
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Korean_clothing
http://www.walkintokorea.com/news/articleView.html?idxno=163
https://koreajoongangdaily.joins.com/news/article/article.aspx?aid=3059581
https://thetalkingcupboard.com/2012/03/03/joseons-court-attire-kdrama-style/
https://thetalkingcupboard.com/2013/04/17/a-guide-to-joseon-hairstyles-and-headgears/
https://gogohanguk.com/en/blog/11-joseon-era-hats-and-what-they-represent/
https://reviewasianseries.com/articles/traditional-korean-clothing-part-1-hats/
https://en.wikipedia.org/wiki/Hanbok
https://www.reddit.com/r/KDRAMA/comments/8nmay9/a_weirdly_specific_brief_history_of_sageuk_hats/
https://coisasdacoreia.wordpress.com/2012/05/05/hanbok-%ED%95%9C%EB%B3%B5/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s